27/02/2018 - 09h47min

Câmara aprova Projeto 060/2017 que autoriza crédito junto ao Banco do Brasil para aquisição da Usina.

Por 7 votos à 3, Vereadores dão o seu veredito sob vaias e aplausos dos presentes no Plenário.

Foto: Chico Coffi - Ascom.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Leonardo Betin (PDT) comandou ontem a terceira Sessão Extraordinária do ano de 2018, convocada para que fosse votado o Projeto 060/2017 de origem do Executivo referente a um crédito do Banco do Brasil para aquisição de uma usina de asfalto pelo município. O Projeto tramitava desde o fim de 2017 na Casa, em diversas reuniões da CCJR e COFT para averiguar a legalidade do mesmo, tendo parecer favorável na semana passada pelas duas comissões.
Com a presença de todos os Vereadores e o Plenário praticamente lotado, na sua maioria por funcionários da Prefeitura, contrários a compra da Usina, em função dos salários que estão sendo pagos parcelados, o Presidente Leonardo Betin por inúmeras vezes teve que pedir ordem no Plenário em respeito ao regimento interno da Casa.
Alguns Vereadores se manifestaram na tribuna antes da votação, os Vereadores Émerson Ramos (PTB), Ivete Píffero (PSB) e Rafael Veiga (PSB) nos seus pronunciamentos justificaram que não são contra o desenvolvimento do município, só acham que esse não seria o momento para a aquisição de mais dívidas para os cofres públicos devido o estado em que se encontra, com a falta de alguns medicamentos, iluminação pública precária e salários parcelados.
Já os Vereadores César Klein (PP), Éber Escobar (PDT) Igor Ardais (PP) e Lauro Hendges (PDT) se pronunciaram a favor, sabem da dificuldade que o município vem enfrentando, mas como disse o Prefeito na reunião pela manhã, a oportunidade apareceu agora e o valor da parcela, aproximadamente R$ 35.000,00 impactaria em 0,5% no montante bruto da folha de pagamento que é de R$ 6.800.000,00 ou seja, praticamente nulo.
Dando continuidade a Sessão, o Presidente Leonardo deu início a votação que terminou a da seguinte forma:

À FAVOR:
César Klein (PP)
Cleir Fagundes (PMDB)
Clóvis Correa (PMDB)
Éber Escobar (PDT)
Igor Ardais (PP)
Lauro Hendges (PDT)
Queli Ferreira (PP)

CONTRA:
Émerson Ramos (PTB)
Ivete Píffero (PSB)
Rafael Veiga (PSB)

Encerrada a votação, o Projeto volta para o Executivo que à partir de agora terá que cumprir as exigências do Banco do Brasil para aquisição do financiamento, a solicitação de aprovação do Legislativo que estava na cláusula do contrato se encerrou na noite de ontem.