Portal da Transparência

A divulgação, de forma transparente, das Ações Governamentais, contribui com o processo democrático, permitindo aos cidadãos acompanharem os gastos e receitas executados pela Administração Pública.

O Portal da Transparência é um canal onde qualquer cidadão possa, de forma facilitada, efetuar consultas relativo aos gastos e receitas realizadas pelo poder público.

Neles estão disponivel as informações dividas em cinco categorias:

Despesas: Emprego das receitas para custeio de diferentes setores da administração.
Diárias: Indenização que faz jus o servidor ou agente político que se deslocar, temporariamente, a serviço ou para participar de evento de interesse da administração pública.

Link de acesso: transparencia.itaqui.rs.gov.br

Como Consultar

A navegação no portal segue um padrão básico para todos os níveis de detalhamento da consulta onde, a partir da seleção da forma de pesquisa - despesas por instituição / órgão ou despesas por elemento e receitas por natureza ou receitas por fonte de recursos - é possível acessar mais detalhes podendo-se por exemplo, chegar até a nível de detalhamento do favorecido (credor) e visualizar o(s) item(s) adquirido ou serviço contratado ou no caso da receita, chegar até ao nível de detalhamento por exemplo do tributo arrecadado pela instituição.

Para navegar no portal entrando nos níveis mais detalhados, basta clicar sobre a linha onde está o item que deseja visualizar, dessa forma será apresentada uma nova tela com mais informações sobre o item selecionado, para mais detalhes de um item dessa nova tela apresentada, clique sobre a linha e assim sucessivamente em cada nova tela apresentada.

Em relação a despesa, os valores informados são os respectivamente empenhado, anulado, liquidado e pago aos credores.

Em relação a receita, os valores informados são os respectivamente arrecadados.

O Portal da Transparência dispõe de dois tipos de consultas: Despesas e Receitas.

Textos: Anderson Ortiz

← Voltar a tela principal