29/11/2018 - 11h57min

Câmara de Vereadores em parceria com a Secretaria de Saúde realiza palestra sobre a saúde do homem.

O Presidente da Câmara de Vereadores e Enfermeiro Leonardo Betin foi o palestrante da manhã.

Presidente da Câmara de Vereadores e Enfermeiro Leonardo Betin foi o palestrante.

Aconteceu esta manhã (29) no plenário da Câmara de Vereadores de Itaqui a palestra "Homem que é homem se cuida", alusiva ao "Novembro Azul", mês de conscientização sobre o câncer de próstata em uma parceria entre a Câmara de Vereadores e a Secretaria de Saúde através do Presidente Leonardo Betin que também é Enfermeiro de formação e foi o palestrante da manhã.

No câncer de próstata os sintomas mais comuns são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros.
Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários de forma precoce e pesquisas mostram que 44% dos brasileiros nunca foram a um urologista, fato muito negativo pois o câncer de próstata é o segundo que mais mata no Brasil e se identificado precocemente tem até 95% de chances de cura explanou o palestrante.

Em países subdesenvolvidos a cada 10 pacientes, cerca de 3 a 4 homens morrem da doença e nos países desenvolvidos a estatística é de 1 para 10.

O palestrante Leonardo Betin passou em slides muitas informações aos presentes no plenário, como ações de prevenção que os homens podem tomar, pois a muito tempo essa prática deixou de ser apenas das mulheres justificou.