14/04/2011 - 15h11min

Presidente da Câmara de Vereadores participa de jantar organizado pela Colônia de Pescadores Z12

Situação relacionada a pesca do Dourado e Surubi

Por Ascom - cvi

Participantes do encontro

A Presidente da Colônia de Pescadores Z12 Lúcia Freitas, aproveitando a oportunidade da presença do Agrônomo Dr. em Ecologia Luciano Verdade, os pesquisadores Carla Gheler e João Menegheti, que estiveram em Itaqui na semana passada para o Circuito de Palestras do Projeto " Meio Ambiente: Parceiros Digitais em Ação", coordenado pelo professor Nelson Victória Bariani da UNIPAMPA, e juntamente com alguns pescadores profissionais, sócios da Colônia e os compradores de peixes; Dirceu Estreck, César Ibalde, Demétrio Silva e Elias Dias; apresentaram a situação relacionada com a proibição da Pesca do Dourado e Surubi, devido à falta de um estudo na região que avalie os estoques pesqueiros.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Lauro Luiz Hendges, os representantes do Executivo Itaquiense; o Secretário Substituto da Agricultura, Thomaz Sanchotene, e o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itaqui, Daltro Bernardes, propuseram a realização de uma Audiência Pública onde os pesquisadores sugeriram convidar representantes de uma comunidade de pescadores da Amazônia.

Esta Comunidade Amazônica foi organizada juntocom a Universidade para monitoramento permanente dos estoques pesqueiros, através dos dados fornecidos pelos próprios pescadores. É esta ideia que deve ser trabalhada e desenvolvida localmente pela UNIPAMPA em Itaqui. Esses e outros aspectos serão tratados em Audiência Pública a ser marcada brevemente.