12/01/2011 - 12h19min

AES SUL presta esclarecimentos em Audiência Pública

Vereadores e comunidade na busca de melhorias

Por Ceneu Salcedo

Autoridades Presentes na Audiência Pública

O Vereador Lauro Luiz Hendges, Presidente da Câmara de Vereadores de Itaqui, presidiu a primeira Audiência Pública de 2011 com muita objetividade.

O presidente compôs a mesa com o Prefeito Municipal Gil Marques Filho, os Vereadores (as): Albino, Marcio, Éber, Aline, Mara Lucia e Gislaine e os senhores: Cristiano Pires, Coordenador Operacional Itaqui/São Borja, Rubens Barcelos, Gerente Técnico da Fronteira, Luiz Alberto Krummenauer, Superintendente Regional da Fronteira, e Drª Rosemary Hoffmeister, Assessora Jurídica.

Os trabalhos tiveram inicio com Rubens Barcelos que falou em nome da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A. Usando um painel demonstrativo com investimentos afirmando que a empresa sempre busca ser a melhor, e seus funcionários tendo o prazer de trabalhar com segurança. Destacou que existem três equipes atuando em Itaqui/São Borja, voltados atender o fornecimento de energia a lavoura. E para o ano de 2011 serão feitos novos investimentos com equipamentos modernos dando aos alimentadores rurais total desempenho desde o controle de carga elétrica.

Rubens fez todas as explanações sem haver aparte, anunciando que para a próxima safra todos terão mais energia com a garantia da empresa que busca neste ano ser a melhor concessionária do Brasil.

Cristiano, Rubens, Luiz Alberto ressaltaram que vieram a Câmara para buscar soluções e que há interesse em receber as criticas para que o trabalho possa ser melhorado.

O Presidente Lauro anunciou a palavra do Prefeito Gil, relatando que no final do ano que passou sentiu na pele a falta de energia atingindo sua residencia. Gil pediu mais investimento para Itaqui, que hoje ocupa o 2º lugar na produção de arroz e é um dos maiores polos industriais e foi o único município que teve aumento de habitantes na fronteira – oeste. O Prefeito pediu apoio da Concessionária em Projetos visando a cultura.

Os Vereadores também solicitaram algumas explicações frente a problemas que vem acontecendo no município.

Vereadora Gislaine energia baixa no Passo do Silvestre.

Vereador Éber, como evitar as quedas de tensão e melhor atendimento no escritório.

Vereador Albino, agradeceu atenção em nome da classe produtora e da população itaquiense. Vereadora Mara Lucia, satisfeita pela presença de público no plenário interessados na solução das demandas.

Vereadora Aline, relatou a falta de energia na Independência parte central do comercio e pediu mais agilidade na troca de equipamentos.

Vereador Marcio, fez uma alerta para que a população fique o menor tempo possível sem energia e estudo na compensação de horas para a lavoura.

No plenário manifestação do Secretario Roberto Martinez com o problema da rede de alta tensão no Bairro José da Luz. Orlando Gomes em nome da Associação dos Arrozeiros pediu soluções com garantia para evitar prejuízos para a classe arrozeira.

Antônio Viana em nome da Associação Comercial e Industrial disse que o comercio merece um projeto na pratica com luz para todos.

A Rádio Cruzeiro do Sul representada pela gerente Helena Sanches falou do problema com a energia na torre de transmissão. O radialista Rodimar Ferreira teve a confirmação que por parte da AES Sul, o serviço será executado para o carnaval na D. Pedro II.

O presidente do Poder Legislativo Lauro Hendges encaminhou ao final da Audiência Pública agradecendo pela participação de todos e pediu aos representantes da AES Sul mais atenção para o município de Itaqui e que todos possam buscar seus direitos e deveres.

Ficou firmado que uma nova data será marcada, onde diretores e técnicos retornem e possam ouvir a comunidade que será convocada a comparecer ao Legislativo para debater os principais problemas que vêm enfrentando e saber das melhorias feitas.