07/07/2017 - 12h45min

Documentário sobre a proibição da pesca do dourado no Estado foi exibido no Teatro Prezewodowiski.

Vereadores, Autoridades do Município e Pescadores prestigiaram o evento que expôs a atual situação do nosso Rio Uruguai em relação aos peixes em extinção.

Por ASCOM - Câmara de Vereadores

Foto: Chico Coffi

Aconteceu ontem (06.07) nas dependências do Teatro Prezewodowiski a exibição do Documentário BRASILIENSIS, as ameaças ao Dourado na Bacia do Rio Uruguai que trata da proibição da pesca deste predador que vive nas águas doce e esta ameaçado de extinção. Dentre as diversas autoridades presentes, estavam o Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Igor Ardais(PP), os Vereadores César Klein(PP), Clóvis Ravarotto(PMDB), Éber Escobar(PDT) e Leonardo Betin(PDT). O problema é bem complexo e existe diversas opiniões divergentes, tanto de pescadores profissionais que vivem da pesca como de estudiosos preocupados com o meio ambiente e até dos pescadores da pesca esportiva. Desde 2002 esta proibido no Rio Grande Do Sul a pesca e de lá para cá tem acontecido diversas audiências publicas sobre o assunto, porém no país vizinho Argentina a pesca é liberada e o estoque de peixe é o mesmo. O Governo Estadual liberou uma verba para que sejam feitas pesquisas pelas Universidades Federais sobre o assunto, pois é preciso fazer um mapeamento do rio para saber a quantia de peixes que existe aproximada e se pode ou não ser liberado a pesca. Nos depoimentos dos Pescadores profissionais no documentário, eles se defendem dizendo que a culpa pelo sumiço do Dourado na Bacia do Rio Uruguai é das Hidroelétricas que interrompem o ciclo de crescimento dos Alevinos em época das cheias por exemplo e que a proibição da pesca só afeta eles que são os "menores" responsáveis e os que mais precisam, pois sobrevivem da pesca. Enfim, o Governo aguarda o resultado dos estudos para que possa se manifestar definitivamente sobre este caso, pois segundo um dos organizadores do evento, não adianta colocar alevinos de dourado rio sem saber a real situação, pois eles são predadores e se lotar o Rio eles podem terminar com as outras espécies.