15/07/2010 - 15h55min

Ver. Éber solicita implantação de cursos profissionalizantes nas Escolas Estaduais de Itaqui

Documento solicita cursos na área aduaneira e da Construção Civil

Por Gabinete da Presidência

Ver. Éber Escobar

Na sessão do dia 13 de julho foi aprovado por unanimidade pelos vereadores moção de autoria do Vereador Éber Escobar de Almeida endereçada ao Sr. Ervino Deon Secretario de Educação do Estado solicitando de que sejam implantados nos currículos das Escolas Estaduais de Itaqui Cursos Profissionalizantes na área Aduaneira (despachantes aduaneiros) e da Construção Civil (pedreiros, eletricistas, encanadores, etc.).

Em sua justificativa o autor afirmou da necessidade de serem os estudantes qualificados para o mercado de trabalho, especialmente por que há forte demanda e escassez de trabalhadores especializados nas áreas da construção civil, onde diversas obra em andamento, mas que, por falta de trabalhadores especializados, encontram-se em parte paralisadas.

No caso dos despachantes, com o aumento do trânsito de mercadorias que são importadas/exportadas pelo Porto de Itaqui, somado à possibilidade da construção de uma ponte ligando-nos à Argentina, demanda natural necessidade de treinamento de pessoal apto a trabalhar na área aduaneira.

Segundo o vereador independentemente destes aspectos pontuais, há necessidade de serem os jovens preparados para o mercado de trabalho, pois deste modo, mesmo sem estarem ainda cursando o nível médio ou superior, podem ter ocupações que lhes permitam auferir renda, inserindo-os de maneira digna e produtiva na Sociedade.

O documento foi entregue pessoalmente pelo Vereador Eber na manhã desta quarta feira na Secretaria de Educação do Estado