15/12/2022 - 07h53min

18ª Legislatura 2ª Sessão Legislativa 2º Período 3ª Sessão Solene da Câmara Municipal de Itaqui.

Por ASCOM

A Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene em uma cerimônia especial na noite de quinta-feira, 01 de dezembro, comemorativa aos 164 anos de emancipação do Município de Itaqui que no dia 06 (seis) de dezembro, completará 164 anos de história, para orgulho da comunidade Itaquiense.

Por se tratar de um momento tão nobre, a Câmara de Vereadores homenageou, cidadãs e cidadãos Itaquienses, os quais foram agraciados com as honrarias Medalha Cidade de Itaqui, Comenda Filho Ilustre de Itaqui e Título de Cidadão Itaquiense, em reconhecimento e gratidão por suas contribuições para o desenvolvimento do nosso município.

A Medalha Cidade de Itaqui , honraria máxima do município, através da Lei Municipal n° 1.556, em 23 de junho de 1988, este ano a concessão de tal honraria foi instituída através do Decreto Legislativo n° 830.

Na ocasião, por indicação do Poder Executivo para receber a medalha, foi agraciada a senhora Rute Lucena Cabral Braseiro, que foi entregue pelo Prefeito Municipal Leonardo Betin.

Por indicação do Legislativo, para receber a medalha, o senhores Marcelo Gomes, Rodrigo Fumaco, Allisson Goulart, Júnior Goulart, Celito Dalcin e Fábio Gomes, integrantes do Grupo Musical Pankda de Vaneira que receberam do presidente da Câmara, vereador José César Escobar Silveira a Medalha Cidade de Itaqui.

Logo após, os parlamentares realizaram a outorga da Comenda Filho Ilustre para os seguintes agraciados:
O Srª. Fábiola Rhode Lopes ( Por indicação do PL/MDB)
O Sr. Ronaldo Farias Carvalho ( Por indicação do PSB/PTB)
O Sr. Pablo Cabral Iglesias ( Bancada PDT)
A Srª. José Luís Ramos Lopes ( Bancada PP)
Posteriormente, os vereadores da Casa Legislativa, concederam o Título de Cidadão Itaquiense, honraria concedida a pessoas que não são naturais de nosso município, mas que aqui residem e que tenham se destacado na defesa dos interesses de Itaqui, confira os agraciados:
O Sr. Gaetano Santa Catarina (Ver. Lauro Hendges)
O Sr. Cláudia Fabiane Cardoso Braunn (Ver. Elian Belous)
O Sr. Mário Zillmer (Verª. Mara Marques Ayub)
O Sr. Nilo José de Morais (Verª. Daniela da Luz Sanchotene)
A Srª. Tiago Giordane Camícia (Verª. Solange Carniel)
O Sr. Darlei da Silva Ribeiro (Ver. Jeocemar dos Santos)
O Srª. Teresa de Fátima de Souza Alves (Verª. Queli Ferreira)
A Sr. Eduardo Veppo Gayer (Ver. José Silveira)
O Sr. Guilherme Schmidt de Lima (Verª. Susana Diatel Almeida)
O Sr. Kim Roger Thevenet Vieira (Ver. Sérgio Fontoura)
O Sr. Suedi Gonzalez Jacques (Ver. Emerson Ramos)
Durante a solenidade, os parlamentares e as autoridades presentes prestaram homenagens aos agraciados que ao longo desses 164 anos colaboraram para que Itaqui alcançasse o progresso, e que atualmente participam efetivamente no desenvolvimento do município.

O chefe do legislativo, vereador José César Escobar Silveira em sua fala, enalteceu o trabalho dos homenageados em seus mais diversos campos de atuação e realizou a homenagem ao Tenente Coronel César Augusto Cruz Schittler pelo seu comprometimento e dedicação com as boas causas na cidade de Itaqui como também agradeceu a todos os agraciados pelo empenho nas atividades, visando o bem estar da comunidade.

Participaram da cerimônia o Prefeito Municipal Leonardo Betin, o Ten. Cel. Cesar Augusto Schittler, o Vice Prefeito Clóvis Antônio Ravarotto Corrêa, a Drª. Patrícia Degrazia Lima, Presidente da Ordem dos Advogados de Itaqui, o Delegado Flávio de Paula Martins, o Dr. Luis Francisco Masiero Fiore, Juiz de Direito da 2ª Vara Judicial desta Comarca, a Drª. Patrícia Conde Buzato, Defensora Pública e demais representantes de várias entidades e a comunidade.